sábado, 20 de maio de 2017





Todos Somatizamos

A medicina Indiana já afirmava, há mais de três mil anos, que o corpo é uma projeção da mente. Várias tradições antigas já apregoavam que a mente controla o corpo e que tudo está ligado a tudo, isto comprova que a ciência busca desde tempos remos uma visão holística do homem. Par o dualismo, durante anos, corpo e alma era um axioma, as doenças eram originadas do próprio corpo e nada tinha a ver com a consciência, quem acreditasse que doenças poderiam ser causadas por influência psicológica era ridicularizado, até surgir Edward Back, o mestre dos florais, foi durante a primeira guerra mundial, nesta época ele observava os pacientes e descobriu que a simples supressão dos sintomas físicos não eram suficientes, e que o corpo era um espelho a refletir o que se passava na mente e no espírito.A noção de que a mente é capaz de afetar o corpo não é recente e vem desde a Grécia antiga, onde Aristóteles, ao contrário de Descartes, já afirmava que mente e corpo reagem um com o outro de forma a criar um equilíbrio. Quando esta homeostase é quebrada surgem os sintomas somáticos. Mudanças na psyche (alma) levam a mudanças na estrutura do corpo e o inverso também ocorre.
Introduzido por Robert Ader, em 1981, o termo psiconeuroimunologia define o estudo da interação entre o corpo e o sistema nervoso central (SNC) e o sistema imunológico, abrindo portas à mudanças de paradigmas no tratamento das doenças. Atuar com vistas ao fortalecimento imunológico através de variáveis psicológicas é o principal agente de combate às doenças, levanta inúmeras possibilidades de tratamento do ser como “um todo”.
Cada sentimento gera uma reação fisiológica que gera um sintoma, o corpo é uma máquina muito complexa, que precisa de um equilíbrio para funcionar corretamente e não apresentar falhas, se os sintomas se acumulam, ou são ignorados, e a pessoa não busca um tratamento adequado, como a psicoterapia, pode ocorrer somatização destes sintomas e resultar em alterações físicas que não podem, muitas vezes, serem comprovadas por meio de exames. Quando o corpo é alvo de diversos sintomas que não são explicados por nenhum tipo de exames que apontem algum desequilíbrio fisiológico que justifique a causa, a alteração é considerada somática. Isto é, os sintomas de fato existem, mas são causados por problemas emocionais.
A psicóloga americana Louise L. Hay, afirma que todas as doenças que temos são criadas por nós, pelo nosso desequilíbrio emocional. Por isso é tão importante tomar cuidado com os próprios sentimentos, principalmente daqueles que escondemos de nós mesmos. Vivenciar fortes emoções, principalmente se conflitivas ou negativas pode fazer surgir em seu organismo alterações físicas inexplicáveis à luz da medicina convencional, por isso a importância de como está nosso equilíbrio emocional, por que às vezes colocamos muita intensidade numa situação simplesmente por estarmos sob o efeito de  outras emoções. O equilíbrio  é fundamental para mantermos nossa saúde como um todo.
Existem muitos sintomas físicos causados pelo descontrole emocional –  no cérebro –  as dificuldades de concentração, de memória, de aprendizagem, são alguns dos problemas causados pela carga emocional excessiva, –  no coração –  a taquicardia é o sintoma mais comum –  o sistema digestivo –  por ser mais sensível as emoções negativas sofre com gastrites e outra patologias, já no –  sistema respiratório – aparece a falta de ar, a dor no peito, na –  pele –  se manifestam as dermatites, as defesas imunológicas quando baixam servem de porta de entrada para a manifestação de herpes, resfriados, aftas entre outras.
Quando as dificuldades enfrentadas são muito intensas ou ocorrem em um curto intervalo, sem que tenhamos tempo para digerir, mesmo os mais equilibrados dificilmente conseguem absorver e elaborar os problemas, e o sofrimento se expressa no corpo de alguma forma, tipo água represada, sempre procura por onde dar vasão. Fatores psicológicos participam do aparecimento e curso de patologias físicas, de qualquer forma somos afetados pelos problemas que a vida nos impõe; se a mente não elabora, o corpo, ou soma, é atingido – daí o termo somatização.  Cuidar do corpo, de forma holística, pressupõem cuidar do espírito, um é reflexo do outro, sofrimento emocional pode sim causar sintomas físicos, por isso a importância de monitorar os nossos pensamentos e sentimentos, portanto cuidado com a qualidade do que você está a pensar.


Iara Fagundes    Butiá, 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela visita e o comentário, obrigado.