domingo, 3 de abril de 2011

Avanços da neurologia

Avanços da neurologia



O novo mapa do cérebro
A ciência começa a solucionar alguns mistérios que envolvem a caixa-preta humana, comprova a eficácia de terapias hoje consideradas clássicas e traz à tona descobertas que podem mudar o rumo dos tratamentos neurológicos.
por Fábio de Oliveira, de Natal, com reportagem de Samuel Ribeiro.

Os especialistas suecos e neozelandeses encontraram uma espécie de fábrica de neurônios no sistema nervoso de adultos, atestando que seu cérebro pode, sim, criar células nervosas novinhas em folha - proeza que, acreditavam antes, só podia ser realizada nos anos de infância. Os pesquisadores chegaram até mesmo a localizar uma das maternidades que abrigam células-tronco capazes de se transformar em neurônios.

Trata-se da zona subventricular, situada nas paredes dos ventrículos laterais, câmaras entre os hemisférios cerebrais cheias de liquor. Da zona subventricular essas células-tronco migram para o bulbo olfatório, região que processa os odores que sentimos. "Nessa área as células nervosas estão constantemente morrendo. Por isso ela requer substitutas sempre", explica à SAÚDE! Maurice Curtis, um dos autores da pesquisa. O pulo-do-gato era saber como se dava esse processo migratório.

Em roedores e outros mamíferos já se sabia que existe uma espécie de tubo que realiza a conexão entre a maternidade e o bulbo. Mas isso ainda não havia sido verificado em seres humanos. Por meio do uso de várias técnicas e de um potentíssimo microscópio eletrônico o time de Curtis traçou o mapa desse caminho onde as células-tronco passam por uma metamorfose. "Um outro trabalho de minha autoria mostrou que, em resposta a doenças neurodegenerativas, a zona subventricular produz mais células nervosas do que numa situação normal", conta Curtis. "Se conseguirmos controlar esses novos neurônios e encorajá-los a viajar para áreas que estão morrendo por causa de doenças talvez possamos mudar o rumo do tratamento dos males cerebrais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela visita e o comentário, obrigado.